O atendimento ao público requer pessoas educadas e com educação. O público e o consumidor esperam no mínimo um atendimento educado e o inverso também deve ser verdadeiro.
Caros leitores do blog Análise Crítica.
A internet tem modificado muito a forma com que nos comunicamos, fazemos negócios etc. vocês sabem melhor que eu. Atualmente podemos mandar mensagens para quem nós nem imaginávamos conversar, tais como: cantores, jogadores, apresentadores etc.
A minha interação com este mundo é muito mais como um “observador”. Leio os comentários dos sites de notícias, Instagram de famosos e desconhecidos, canais de Youtube etc. O que me chama a atenção é a forma com que as pessoas escrevem os comentários.
Neste ponto gostaria de fazer um breve parênteses entre educação e
educação. O dicionário dá a definição de ambas:
- Educação: que expressa cortesia, delicadeza; que sabe se comportar tendo em conta as convenções; civilizado.
- Educação: que se educou; que recebeu educação ou ensino formal; instruído, ensinado
A falta destas duas formas de educação tanto para quem consome quanto para quem fornece me preocupa.
Esta falta de educação pode ser percebida também na área de serviços, tais como: lojas, bancos, mercados, meios de comunicação, repartições públicas etc. Isto das duas partes, inclusive uma notícia que me chamou a atenção é um cliente de um banco sendo “descortês” com um atendimento feito por uma “assistente virtual”. É o cumulo!
Fui a uma loja recentemente com minha esposa para executarmos um serviço de custo baixo e a pessoa que nos atendeu foi totalmente neutra (nem educada, nem mal-educada), porém eu fiquei pensando: esta pessoa poderia ter nos oferecido mais produtos se ela tivesse olhado para nós e visto que estávamos interessados em outros produtos também. Ela não fez isto. Ficamos somente com o básico e fomos procurar o produto de interesse em outro lugar.
Será que o futuro do atendimento será somente por “assistentes virtuais”? Assistentes programadas para serem educados em diversas situações?
Gostaria muito que não, pois nós brasileiros temos que retomar o título de povo mais educado e receptivo, vocês leitores não acham?
Quanto ao teste de conhecimento colocado no LinkedIn, a resposta correta é:
A ONU prevê que em 2100 a população mundial terá crescido em mais 4 bilhões. Qual o principal motivo?
A: Haverá mais crianças (com idade abaixo de 15 anos)
B: Haverá mais adultos (com idade de 15 a 74 anos) - correta
C: Haverá mais idosos (de 75 anos ou mais)
Espero que tenham acertado.
Gostou deste post e da proposta do blog? Que tal o Análise Crítica? Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário aqui. Para saber mais sobre o Análise Crítica, clique aqui. E não deixe de nos acompanhar nas redes sociais – LinkedIn.
Comments